quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Muita especulação, pouco de concreto.

O ano velho termina, um novo começa e o mercado de transferências no futebol continua agitado, seja aqui no Brasil, ou mesmo nos clubes estrangeiros.

 No Brasil, alguns clubes tem feito contratações muito pontuais, conseguindo qualificar razoavelmente seus elencos. Como é o caso de Santos, que principalmente do meio pra frente conseguiu muito boas contratações; o Cruzeiro, que conseguiu manter a base do time campeão brasileiro na temporada passada, e as peças perdidas foram satisfatoriamente repostas; o Palmeiras, que também manteve a base do time campeão da Série B, e fez aquisições muito importantes para a montagem de seu elenco; para um time que  se supõe disputará a Segunda Divisão, o Vasco também tem feito boas escolhas para montar o time que buscará o acesso. E só!

Os demais, ou ainda tem mais especulações do que negociações concretizadas, ou não apresentam nenhuma alternativa para qualificar seus respectivos plantéis.

Os destaques negativos ficam por conta de Atlético-MG que perdeu Bernard no meio do ano passado e ainda pode perder Ronaldinho, e ficar sem opções criativas para defender o título da Libertadores; o Corinthians que ainda não apresentou soluções para seus problemas ofensivos, tão evidenciados em 2013; e o mesmo serve para o Grêmio, que não só não trouxe caras novas para o ataque, e também pode perder Vargas e Kléber, além de jogadores que voltaran de empréstimo e ao invés de serem aproveitados, foram novamente "passados adiante".

Éverton Ribeiro no Manchester United, Seedorf como técnico do Milan, Beckham no River Plate, Falcão Garcia e Luis Suárez no Real Madrid... tudo especulação!

 No exterior, quem pouco precisava se reforçar é quem melhor já contratou: Robert Lewandowski é oficialmente jogador do Bayern de Munique, equipe campeã mundial que parece se tornar ainda mais letal.

Ainda é cedo para criar expectativas, mas parece-me que teremos um 2014 tão nivelado quanto 2013.

E como em 2013, infelizmente, nivelado por baixo, no caso do futebol nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário