quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

A simpática Colômbia

Uma das mais simpáticas e mais competentes seleções classificadas para o mundial é a da Colômbia.
Radamel Falcão Garcia - Grande destaque da Seleção da Colômbia

Com pouca tradição no futebol - pelo menos até o começo da década de 1990 - a equipe tem apresentado um crescimento notável, e tem uma safra de jogadores muito bons e muito técnicos. 
Esta talvez possa ser a grande virtude para o time na campanha do mundial deste ano. Superar a máxima que diz que colombianos só sabem correr em campo, que não possuem qualidade técnica alguma, que - apesar de vez ou outra pregarem peças às seleções de maior expressão - nunca chegam a lugar algum.

Pela maioria dos que acompanham futebol, a geração colombiana que disputou a Copa do Mundo de 1994, nos Estados Unidos, foi a melhor de todos os tempos produzida pelo pais. Comandada pelo lendário cabeludo Carlos Valderrama, o time que ainda tinha nomes como Freddy Rincon, Faustino Asprilla e o artilheiro Adolfo Valencia, ficou aquém das expectativas, e numa chave contra os Norte-Americanos, donos da casa, a então forte seleção da Romênia e a Suíça, venceu apenas o último jogo - 2x0 contra os suíços - e acabou ficando de fora das fases eliminatórias. Ainda assim, conquistou a empatia da torcida, não só dos estadunidenses, mas de muitos aficionados por futebol ao redor do mundo.

Depois de algumas campanhas destacadas, jogando em casa conseguiu alcançar o título da Copa América em 2001 com uma campanha fenomenal, vencendo todos os jogos e sem sofrer um gol sequer. Além disso teve o artilheiro da competição, Victor Aristizábal, com 6 gols marcados - além de ter sido o grande destaque da campanha de los cafetones.

Para 2014, a Colômbia vive o melhor momento de sua história no esporte. Tendo alcançado a segunda colocação nas eliminatórias da CONMEBOL - atrás apenas da Argentina de Messi e Cia., e com a 4ª colocação no ranking da FIFA, será cabeça de chave na Copa do Mundo de 2014. 
E teve sorte!
Jogará num grupo relativamente fácil, mas muito equilibrado, contra a Grécia, Costa do Marfim e Japão. Tem tudo para confirmar o favoritismo e garantir o primeiro lugar do grupo. E tem sim chances de surpreender seleções campeãs mundiais e chegar como surpresa nas fases finais da competição.

Principalmente pelo elenco que vai defender a Colômbia no mundial!

E equipe mescla experiência, sobretudo no setor defensivo, com uma juventude de certa rodagem no meio-campo e no ataque.

A base do time é composta por:
                                                       Ospina (Nice-FRA)
                                 Zapata (Milan-ITA)         Perea (Cruz Azul-MEX)
Cuadrado (Fiortentina-ITA)                                                         Armero (Napoli-ITA)

                              Zuñiga (Napoli-ITA)    
                                                                     Guarín (Internazionale-ITA)
                                     
                                             M. Torres (Atlético Nacional-COL)

                                                James Rodríguez (Mônaco-FRA)
               
                   Jackson Martínez (Porto-POR)         Falcão Garcia (Mônaco-FRA)

Como podemos ver, o time tem jogadores atuando em clubes de alguns do principais campeonatos de futebol do mundo.
Quem comanda esta base é o experiente argentino José Pekerman, que já treinou, entre outros clubes, a seleção da Argentina, inclusive em uma Copa do Mundo (2006). É lembrado por ser quem promoveu o craque Lionel Messi à seleção principal da Argentina, mas também por ter preterido o craque em alguns jogos da Copa do Mundo da Alemanha, inclusive no fatídico jogo contra os donos da casa, em que os hermanos foram eliminados nos pênaltis.

Outros jogadores que também tem aparecido em pela Colômbia e que podem pintar na Copa do Mundo são: o veterano goleiro Faryd Mondragón (42 anos) - remanescente da geração de 1994; o também veterano zagueiro Mario Yépes, de 38 anos; o jovem meia Santiago Arias, que atua no PSV-Holanda; e os atacantes Adrián Ramos, do Herta Berlin-ALE e Carlos Bacca, que atua pelo Sevilla-ESP.

Mas certamente o grande destaque deste elenco é o trio ofensivo formado por James Rodríguez, Jackson Martínez e Falcão Garcia.
O primeiro deles é jovem, tem apenas 22 anos, mas compensa sua pouca experiência com grande habilidade na perna esquerda, e uma capacidade muito grande de drible. Depois de se destacar no Porto, de Portugal, foi contratado pelo recém-milionário Mônaco, da França. É considerado uma das grandes promessas do futebol sul-americano, e substituto de Valderrama como o grande armador de jogo da seleção colombiana.
O segundo é um artilheiro nato. Por onde passou deixou sua marca de inúmeros gols marcados - seja no Independiente de Medelín (Colômbia), no Jaguares de Chiapas (México), ou no Porto (Portugal), onde atua até hoje.
E o terceiro: a típica estrela! Um trajetória vitorioso, a conquista de muitos títulos por todos os clubes onde passou, sempre destaque nas campanhas, e finalista do Prêmio Bola de Ouro da FIFA na temporada 2012. Saiu do River Plate pouco antes que este entrasse na maior crise de sua história, e foi brilhar no Porto, de Portugal, onde foi campeão da UEFA Europa League em 2010/2011. Título este que voltou a ganhar na temporada seguinte, já quando atuava pelo Atlético de Madri. Chegou ao Mônaco na metade de 2013, junto com seu companheiro James Rodríguez para tentar elevar o clube francês à grande potência da Europa. Já é o segundo maior artilheiro da história de sua seleção. E na Copa terá chances de se tornar o grande jogador colombiano de todos os tempos.

Sendo assim, quem tiver pela frente os colombianos em seu caminho no mundial, não se deixe levar pela simpatia e pelo futebol leve e solto, tão característico do futebol daquele país, porque de inofensivo há algum tempo eles já não tem mais nada.

A Colômbia é uma equipe muito ofensiva e que pode sim chegar muito longe nesta Copa do Mundo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário