sexta-feira, 29 de novembro de 2013

São estes os melhores do campeonato?

Hoje mais cedo a CBF divulgou a lista dos melhores jogadores do Campeonato Brasileiro em cada posição, segundo sua opinião. E o que temos? Uma seleção bastante criteriosa, mas que prioriza os melhores jogadores dos melhores times, não os verdadeiros melhores do Campeonato.

Os escolhidos da CBF foram:
Goleiro: Fábio (Cruzeiro)
Lat. Direito: Marcos Rocha (Atlético-MG)
Zagueiros: Dedé (Cruzeiro) e Manoel (Atlético-PR)
Lat. Esquerdo: Alex Telles (Grêmio)
Volantes: Nilton (Cruzeiro) e Elias (Flamengo)
Meio-campo: Paulo Baier (Atlético-PR) e Éverton Ribeiro (Cruzeiro)
Atacantes: Éderson (Atlético-PR) e Walter (Goiás)
Técnico: Marcelo Oliveira (Cruzeiro)

Éverton Ribeiro foi eleito ainda o melhor jogador da competição. Enquanto isso, Marcelo, atacante do Atlético-PR foi escolhido como revelação do torneio.

As escolhas, mesmo antes do fim do campeonato, e ainda que contemplem praticamente apenas duas equipes, foram em sua maioria justas e merecidas.

Contudo, vamos aqui trazer algumas outras opções que poderiam constar nesta lista:

Goleiros: é inegável o merecimento do cruzeirense Fábio, até pela grande temporada de sua equipe, mas alguns outros arqueiros precisam também ser destacados, mesmo com o menos brilhante desempenho de seus clubes, como é o caso de Wilson, do Vitória; Vanderlei, do Coritiba; Marcelo Lomba, do Bahia; e Walter, substituto do ídolo Cássio na meta do Corinthians.

Lateral Direito: Marcos Rocha foi o escolhido pela temporada, muito mais do que apenas pelo Campeonato Brasileiro, onde não teve tanto destaque quanto na Taça Libertadores, conquistada pelo Galo Mineiro. Mas também pela ausência de grandes nomes, exceptuando-se talvez o veterano Leonardo Moura, do Flamengo e o já contratado pelo São Paulo, mas jogador da Portuguesa na temporada 2013, Luís Ricardo.

Os zagueiros escolhidos foram realmente os que mais se destacaram na temporada, apesar de alguns momentos muito inconstantes de ambos - Dedé e Manoel - na temporada. Alguns outros nomes que merecem destaque são, por exemplo, o corintiano Gil; Rhodolfo, do Grêmio e Rodrigo, do Goiás.

Na lateral-esquerda, o escolhido Alex Telles, do Grêmio foi realmente o melhor da posição na temporada, e melhor jogador da equipe gaúcha neste Campeonato Brasileiro. Além dele, outros laterias esquerdos que se destacaram foram Júlio César,do Botafogo; William Matheus, do Goiás; Uendel, da Ponte Preta.

Os volantes também foram bem escolhidos. Tanto, que poucos outros nomes poderiam substituir Elias e Nilton na seleção do campeonato. Dentre esses nomes, podemos citar Guilherme, do Corinthians; Luis Cáceres, do Vitória; Souza, do Grêmio e até mesmo Willians, do Internacional.

No meio-campo, mesmo que merecida, a escolha de Paulo Baier pode gerar discordâncias, já que Éverton Ribeiro é a única peça inquestionável deste seleto grupo. Para esta posição, também poderiam estar na lista João Vitor, do Criciúma; Alex, do Coritiba; D'Alessandro, do Internacional; Ricardo Goulart, também do Cruzeiro além do holandês Seedorf, pelo desempenho no começo da temporada.

No ataque, as escolhas feitas pela CBF, mesmo que possam ter sido acertadas, talvez sejam as mais questionáveis, mas pela grande quantidade de atacantes em boa fase que brilharam no Campeonato Brasileiro. Além de Walter e Éderson, fizeram um bom campeonato Hernane, do Flamengo; William, do Cruzeiro; Lins, do Criciúma; Gilberto, da Portuguesa; Aloísio, do São Paulo; Fernandão, do Bahia e Fernandinho, do Atlético-MG.

Marcelo Oliveira foi merecidamente eleito o melhor treinador do torneio, pelo mérito na montagem do super elenco campeão. Cabe destacar também as campanhas de Ney Franco, no Vitória; Enderson Moreira, no Goiás e a volta de Muricy Ramalho ao São Paulo.

Já a escolha de Éverton Ribeiro como o melhor jogador da competição é uma decisão quase que unânime e praticamente inquestionável, pela brilhante atuação do meia Cruzeirense: grande cérebro do grande elenco mineiro, Campeão Brasileiro.

Bem ao contrário da escolha da revelação da competição. Não se pode negar que o atacante Marcelo fez uma boa temporada pelo Furacão de Curitiba, mas outros jogadores poderiam, com mais mérito, receber esta escolha. Por exemplo, o meia Otávio, do Internacional; ou o volante Guilherme, do Corinthians; ou o também volante Lucas Silva, do campeão Cruzeiro; ou ainda o lateral esquerdo Alex Telles, do Grêmio, que, embora não seja da base tricolor, fez sua estréia na elite do futebol brasileiro; ou ainda além, o meia Marlone, do Vasco.

Na minha humilde opinião, poderíamos ter uma seleção do Campeonato Brasileiro ainda mais qualificada se escalada com:
Fábio; Léo Moura, Gil, Manoel e Alex Telles; Souza, Guilherme, Éverton Ribeiro e D'Alessandro; Walter e Hernane.

E você, concorda? Discorda? Monte a sua seleção do Campeonato Brasileiro e comente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário