domingo, 3 de novembro de 2013

"Los catrachos" vem aí!

Este é um dos apelidos pelos quais é conhecida a seleção de Honduras: classificada para a Copa do Mundo de 2014, e adversária do Brasil no próximo amistoso, no dia 16 de novembro.

Honduras é um país muito pequeno, situado na parte insular da América Central, com pouco menos do oito milhões de habitantes, e um campeonato nacional de futebol muito pobre.

O futebol é o esporte mais praticado pelos hondurenhos, e os principais clubes locais são o Motagua e o Olímpia, ambos da capital Tegucigalpa. Há ainda outros times importantes para o esporte regional, como o Real España, o Marathon, e o Platense.

A seleção de Honduras, por sua vez, apesar de não ser uma das melhores tecnicamente, conseguiu alguns resultados de muita expressão, como a medalha de Prata nos Jogos Olímpicos de Winnipeg, em 1991; e a terceira colocação na Copa América de 2001, quando Honduras participou como convidado a substituir a desistente Argentina, e conseguiu uma campanha excepcional, eliminando inclusive o Brasil, de Felipão, nas quartas-de-finais.
Salvo essas exceções, Honduras não é uma grande seleção de grandes craques, ou grandes desempenhos. Qualificou-se apenas para duas Copas do Mundo, em 1982 e 2010.

Para classificar-se para o mundial de 2014, os hondurenhos precisaram passar por duas fases das eliminatórias da CONCACAF - federação que reúne os países das Américas do Norte, Central e Caribe. Na primeira delas, um quadrangular contra Panamá, Canadá e Costa Rica, com Honduras passando como primeiro colocado para o hexagonal final. Neste, enfrentou Estados Unidos, México, Costa Rica, Panamá e Jamaica. Acabou garantindo vaga direta no mundial do Brasil, em 2014, como terceiro colocado desta confederação, atrás de Estados Unidos e Costa Rica, mas na frente da tradicional seleção do México, que acabou na quarta colocação, ficando com a vaga para a repescagem mundial, para enfrentar a Nova Zelândia.

O plantel hondurenho, apesar de pouco qualificado tecnicamente, tem jogadores muito experientes e com rodagem pela Europa, além de ser uma equipe bem treinada pelo colombiano Luis Fernando Suárez. Apesar de alguns nomes razoavelmente conhecidos, é um elenco com pouca vocação ofensiva, aliada a uma defesa pouco confiável. O mérito dos hondurenhos é conseguir manter o jogo truncado no meio do campo.

Os principais nomes desta equipe são: o volante e ótimo finalizador Wilson Palacios, do Stoke City, da Inglaterra; o polêmico atacante David Suazo, com passagens por Benfica e Internazionale, e agora no italiano Catania, onde está já a algum tempo sem atuar; o bom zagueiro Emilio Izaguirre, do Celtic, maior clube da Escócia; outro zagueiro, Maynor Figueroa, que atua pelo Wigan, time da segunda divisão inglesa; e o lateral Osman Chávez, do Wisla Krakow, da Polônia.

Os demais jogadores do time atuam no futebol local, onde é quase impossível avaliar suas qualificações, e também na Major League - o Campeonato dos Estados Unidos - onde o nível técnico ainda é baixo, apesar das recentes iniciativas de melhorar a qualidade do esporte na terra do "Tio Sam".

É claro que nem o Brasil, nem os adversários de Honduras na Copa do Mundo deverão ter muito trabalho para bater os caribenhos, mas, principalmente para o Brasil, toda precaução com "los catrachos" - ou "os hondurenhos" - nunca é em excesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário