domingo, 10 de novembro de 2013

A salvação na terra da bota?

O Napoli é certamente o time italiano na Champions League que vive a melhor fase. É vice líder do Campeonato Italiano e, apesar de ter caído num grupo muito difícil no chaveamento da competição européia, consegue se manter, pelo menos por enquanto, à frente do atual vice-campeão Borussia Dortmund.

O time é um dos grandes da Itália, apesar de viver  um jejum de títulos de muitos anos. Foi campeão europeu na temporada 1988-1989 e campeão italiano duas vezes: 1986-1987 e 1989-1990. Não coincidentemente, todos os títulos de expressão da Società Sportiva Calcio Napoli, que até então era uma equipe muito pequena, foram conquistados durante a passagem de nada mais nada menos do que o craque argentino Diego Armando Maradona.

Depois da saída de El Pibe, o Napoli só voltou a conquistar mais um título de grande expressão: a Copa da Itália na temporada 2010/2011. Além disso, o time enfrentou por algum tempo, dificuldades em manter-se na elite do futebol italiano, tendo caído até para a terceira divisão do Calcio.

Mas nessa temporada, o time vem se destacando por bons resultados, e mesmo na temporada passada, o vice-campeonato premiou uma equipe que conseguiu encaixar-se até rapidamente, e conseguiu uma vaga direta na fase de grupos da Champions League. O elenco foi reforçado com algumas contratações muito pontuais que ajudaram ainda mais no crescimento do time.

Como dito anteriormente, o sorteio não favoreceu a equipe napolitana, caindo no "grupo da morte", contra Borussia Dortmund, Arsenal e Olympique de Marseille. Mas o time italiano vem conseguindo seu espaço na competição, fazendo valer principalmente o fator mandante, com vitórias muito convincentes em seu estádio San Paolo.

O elenco é bastante experiente, a começar pelo goleiro espanhol Pepe Reina, que depois de quase dez anos no Liverpool da Inglaterra, transferiu-se em Julho para o time de Napoli e a transferência parece ter-lhe feito muito bem, pois suas atuações tem melhorado ainda mais, garantindo a ele entrar no rodízio que o treinador Vicente del Bosque faz entre os arqueiros espanhóis, contando também com Casillas e Valdés.

A zaga é muito consistente, com destaque para o italiano e capitão do time, Paolo Cannavaro: o típico zagueiro italiano, sério, ótimo cabeceador, mas um tanto lento. Juntou-se a ele também na última janela de transferências europeias o espanhol Raúl Albiol, que deixou o Real Madrid para tentar a sorte na equipe Azzurri. Outro italiano na defesa é o experiente lateral direito Christian Maggio, por algum tempo titular da seleção da Itália Outros destaques ficam por conta do uruguaio Miguel Britos, o argentino Federico Fernández, os colombianos Juan Zuñiga e Pablo Armero - muito conhecido da torcida do Palmeiras - mais pela sua irreverência do que pela qualidade técnica.

O meio de campo do Napoli conta com jogadores pouco conhecidos, a maioria oriundos de países com pouca expressão no futebol, como é o craque do eslovaco e melhor jogador da equipe Marek Hamsik. Destacado pelo seu cabelo "diferente", Hamsik é um meia-atacante de muita velocidade e ótima qualidade de finalização na perna direita. Já está em sua sexta temporada pelo Napoli Ajudou sua seleção à classificar-se pela primeira vez para uma Copa do Mundo, em 2010, na África do Sul. 
O trio suíço que compõe parte das opções de meio-campo para o treinador Rafa Benítez também merece destaque: Blerim Dzemailli, Valon Behrami e Gökhan Inler chegaram praticamente juntos ao Napoli, e hoje disputam espaço entre os titulares.
Outro jogador que atua na meia napolitana é o jovem croata Josip Radosevic, de apenas 19 anos, recém contratado do Hadjuk Split - um dos maiores times da Croácia - e que vem tendo boas atuações na armação do clube napolitano.

No ataque, os dirigentes do Napoli conseguiram com muito êxito suprir a saída do craque e xodó da torcida Edison Cavani, uruguaio que transferiu-se para o Paris Saint-Germain e juntou-se com outro "ex-ídolo" napolitano que já estava no PSG - Ezequiel Lavezzi. A contratação do argentino Gonzalo Higuaín foi excepcional, tanto para a equipe, que conseguiu substituir seu grande herói recente - guardadas as devidas proporções técnicas - quanto para o jogador, que conseguiu livrar-se da sombra que era o francês Karim Benzema, com quem revezava a titularidade nos tempos de Real Madrid. Camisa 9 da seleção da Argentina, embora contestado por muitos, Higuaín tem conseguido seu espaço, marcando seus gols e se transformando em peça indispensável na equipe italiana.
Nesta mesma leva do Real Madrid também chegou o jovem atacante espanhol José Callejón, veloz e muito oportunista, que tem aos poucos ganhado espaço no time italiano.
Outras opções para o ataque são o bom finalizador belga Dries Mertens, o rodado macedônio Goran Pandev e o o jovem italiano Lorenzo Insigne, que depois de algumas temporadas emprestado a clubes menores, vem tendo nesta temporada as primeiras oportunidades no Napoli.

O treinador espanhol Rafael Benítez é quem comanda esta boa equipe. Depois de uma longa e vitoriosa passagem de seis anos pelo Liverpool, da Inglaterra, e algumas temporadas instáveis por Internazionale e Chelsea, Rafa Benítez parece ter se encontrado novamente com a boa fase no Napoli e vem conquistando ótimos resultados.

É evidente que as dificuldades do Napoli serão muito grandes de classificação na Champions League, sobretudo por ter que enfrentar o Borussia Dortmund na Alemanha, em um grupo que traz três times muito fortes e que podem, sem dúvidas, oferecer resistência aos "poderosos", considerados favoritos.

Será que outro argentino trará mais uma temporada de glória para o time de Napoli?

Nenhum comentário:

Postar um comentário