segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Realmente é mérito do Cruzeiro?

Diante de uma vantagem tão grande aberta pelo Cruzeiro na liderança do Campeonato Brasileiro nesta temporada de 2013, já passou da hora de algumas reflexões em relação, não só ao time mineiro, mas à todas as equipes, de forma geral.
A primeira questão a ser questionada é a qualidade técnica das equipes brasileiras nesta temporada.
Se analisarmos com um olhar um tanto criterioso, veremos que são pouquíssimos os clubes com alguma qualidade em seus elencos e em suas formatações táticas.
Cariocas e paulistas nunca tiveram uma temporada tão deplorável. Times fracos tecnicamente, sem muita alternativa para seus treinadores, que também tem suas limitações, e que acabam resultando, a se confirmar a incessante decadência do Botafogo, teremos uma representação brasileira na Libertadores - 2014 sem o grande centro financeiro do futebol nacional.
Nem todo o poder econômico destes clubes tem sido capaz de salvá-los. 
Aliado a isso, os times de regiões "periféricas", também tem pouco a apresentar nesta temporada. A mediocridade de alguns elencos chega a assustar, tanto que jogadores que nunca tiveram espaço na primeira divisão do futebol nacional, não só vem tendo tal espaço, como tem tido destaque neste cenário.

 Tendo tudo isso em vista, temos o Cruzeiro: um time com um elenco de razoável para bom, com um treinador que conseguiu organizar as peças em campo suficientemente bem, a ponte de o clube abrir tamanha vantagem na liderança do Campeonato Brasileiro. Afinal, certamente não é de craques que vive a Raposa. No máximo Éverton Ribeiro, um dia, talvez, possa chegar a esse status. Mas é um time coeso, com peças de substituição à altura, para os casos de precisão. Enquanto o time titular tem Ricardo Goulart, Borges, William, É. Ribeiro, etc, podem muito bem ser trocados pelos reservas Dagoberto, Júlio Batista, Souza, ... Do meio para trás a equipe é ainda menos destacável, com méritos para o goleiro Fábio, apenas. Nem Dedé, Egídio, Bruno Rodrigo ou Ceará, nunca foram, nem nunca serão grandes jogadores.
Tanto o é, que o diferencial do Cruzeiro tem sido o ataque.
A defesa não é das menos vazadas da competição.

 Então, cabe sim darmos o devido mérito ao Cruzeiro, que conseguiu ser o pior entre os melhores, conseguiu organizar-se bem, em meio a um bando de incompetentes.

Mas é inevitável que precisemos dar o demérito às demais equipes, que não só não conseguiram qualificar-se para disputar uma competição longa e complicada como o Brasileirão, mas também permitiram que a equipe de Belo Horizonte conseguisse abrir uma vantagem que hoje nos praticamente autoriza a proclamá-lo Campeão Brasileiro de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário