terça-feira, 15 de outubro de 2013

Quem é Bósnia?

Hoje tivemos mais algumas seleções européias classificadas para a Copa do Mundo de 2014: as campeãs mundiais Inglaterra e Espanha, a perigosa (em todos os sentidos) Rússia, mas com destaque total para a "toda poderosa" Bósnia e Herzegovina!
Para os íntimos, só Bósnia!

Mas quem é a Bósnia?

Uma civilização bastante antiga, datada do período Medieval, mas que só em 1992 conquistou sua definitiva independência - com o desmembramento da Iugoslávia. Um país muito pequeno, cravado em meio a um turbilhão de revoltas civis que acometeram toda a península Balcânica. A própria Bósnia passou por uma guerra civil  violenta e sangrenta ao extremo, que ainda hoje marca a sociedade local.
Hoje a população passa por um momento relativamente tranquilo, com uma qualidade de vida bastante razoável, nos padrões do Leste europeu.

A seleção de futebol da Bósnia é também recente, como tal, uma vez que só existia - e havia participado de outras Copas do Mundo - como Iugoslávia.
Nas eliminatórias européias para as edições anteriores da Copa, o desempenho bósnio tem melhorando a cada edição. Em 2010, nas qualificações para a Copa do Mundo da África do Sul, a Bósnia ficou em segundo lugar na sua chave - ficando atrás apenas da então campeã Espanha - e à frente de seleções razoavelmente expressivas, como Turquia e Bélgica, disputando a repescagem contra Portugal, e sendo eliminado depois de um duplo 1 x 0 contra.

Nesta temporada, a seleção bósnia de futebol classificou-se à Copa no Brasil, no próximo ano, com uma campanha bastante satisfatória, superando seleções com mais história no futebol, como Grécia e Eslováquia - ambas presentes na Copa de 2010. Foram 8 vitórias, 1 empate e uma única derrota - justamente para os eslovacos.

O elenco bósnio é bastante variado, com jogadores jovens, ainda pouco conhecidos, mesclado com jogadores reconhecidos no cenário mundial, atuando por grandes clubes da Europa.
O principal deles - certamente - é o centroavante Dzeko. Vice-artilheiro das eliminatórias européias em 2010 e também nesta, para a Copa de 2014, foi o grande destaque do Wolfsburg no título alemão da temporada 2008/2009 - da qual foi também vice-artilheiro - ficando atrás apenas do brasileiro Grafite, seu companheiro de Wolfsburg.
O grande desempenho nesta temporada garantiu-lhe a transferência para o Manchester City, onde atua até hoje, e também conquistou um título inglês.

Outro destaque é o também atacante Ibisevic, que hoje atua pelo também alemão Sttutgart, e que vem também aparecendo com frequência no cenário dos artilheiros da eliminatórias para a Copa do Mundo.

Outros jogadores, com boa rodagem e experiência no futebol internacional são o meia Misimovic, ex-Bayer de Munique, Wolfsburg, Dinamo Moscou e Galatasaray, hoje no Guizhou Renhe, da China.
O zagueiro Spahic - capitão da seleção, e com passagens pelo futebol russo (Anzhi e Locomoti Moscou), francês (Montpellier), espanhol (Sevilla), e atualmente joga pelo Bayer Leverkusen - um dos maiores clubes da Alemanha.
E o jovem meia Pjanic, atualmente na Roma, da Itália, mas com grande passagem pelo Lyon, da França. Extremamente habilidoso, e com ótima finalização, merece o cuidado de qualquer adversário.

Portanto, fica claro que, embora pouco conhecida, a seleção da Bósnia tem alguns nomes de muita qualidade e que podem surpreender na Copa do Mundo. Evidentemente que as chances de título são as mais remotas, mas não deverá ser uma mera coadjuvante no Mundial de 2014.

E obviamente a seleção Bósnia é muito mais forte e qualificada do que a Zâmbia, por exemplo...


Nenhum comentário:

Postar um comentário