terça-feira, 22 de outubro de 2013

Craques e campeões na repescagem

Com exceção dos representantes do continente africano, já conhecemos todas as seleções que virão para o Brasil na Copa do Mundo de 2014, ou as que disputam uma vaga na repescagem.

Temos surpresas? Sim! A Bósnia, o Irã, Honduras. Seleções com pouca ou nenhuma tradição no futebol e que conseguiram vagas diretas, deixando para trás adversários por vezes muito mais fortes e tradicionais.

Temos favoritos? Sim! Os de sempre: Alemanha, Argentina, Brasil, Espanha e Holanda. Correndo por fora, outros campeões mundiais como a Itália e a Inglaterra. E mais por fora ainda concorrem seleções de menor expressão, mas que vem com bons elencos e boas formações, como Colômbia, Bélgica e Rússia.

Mas muitas seleções de peso, com tradição no futebol e com nomes que as colocariam, se não entre os favoritos, ao menos entre aqueles que poderiam dar algum trabalho aos ditos favoritos.

É o caso do México, que com uma campanha desastrosa e decepcionante perdeu a vaga direta no mundial para países como Honduras e Costa Rica. Mesmo com Giovanni dos Santos e Chicharito Hernández, a campanha mexicana foi insuficiente, e agora terá que disputar na repescagem uma vaga contra a Nova Zelândia que, apesar da pouca expressão, é sempre uma seleção muito forte fisicamente e com uma defesa muito consistente.

Outros exemplos são Portugal e Suécia, dos craques Cristiano Ronaldo e Ibrahimovic - respectivamente - que agora estarão frente a frente na repescagem, ficando um destes grandes ídolos do futebol mundial já pelo caminho, antes mesmo de cruzar o Atlântico.
Os lusitanos fizeram uma campanha até boa, ficando em segundo no Grupo F das eliminatórias, apenas um ponto atrás da Rússia, e tendo perdido apenas um, dos dez jogos disputados.
Já os suecos tiveram que conviver com a "desgraça" de cair no grupo da toda poderosa Alemanha - considerada por muitos a melhor safra alemã de todos os tempos, e ficaram praticamente impossibilitado de disputar uma vaga direta para o mundial.
Para a tristeza dos brasileiros, ou CR7 ou Ibra ficará de fora!

Outra seleção tradicional, campeã mundial, e com grandes jogadores, e que ficou para a repescagem, foi a França, que também não deu sorte e acabou caindo no grupo da atual campeã mundial Espanha nas eliminatórias. Embalada por Ribéry, a França vem encontrando sua melhor montagem tática e técnica, e é grande favorita para o duelo contra a Ucrânia, que vem perdendo o pouco espaço que havia adquirido no cenário do futebol mundial.

O bi-campeão mundial Uruguai, como já vem sendo tradicional na sua trajetória recente, também acabou terminando em quinto lugar nas eliminatórias sul-americanas para o mundial de 2014, e tendo que disputar a repescagem contra a modesta e inexpressiva Jordânia.
Norteada por Forlán, Luisito Suárez e o melhor deles, Edison Cavani, a Celeste Olímpica deve garantir vaga no Brasil sem maiores dificuldades, ficando com a oitava vaga no pote dos "cabeças-de-chave" para o sorteio do dia 6 de Dezembro.

Como não poderia ser diferente, muitos bons jogadores já ficaram para trás e ainda vão ficar, mesmo antes do início da Copa do Mundo de 2014. Lewandowski, Bale, Petr Cech, são muitos os ídolos em seus clubes que não virão para o Brasil, para a tristeza deles, e nossa, que não poderemos ter, como nunca poderíamos ter, a presença de todos os grandes craques do futebol mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário