quarta-feira, 1 de maio de 2013

Uma máquina de jogar futebol

Esse time do Bayer de Munique é algo do melhor que eu já vi do futebol nestes 20, quase 21  anos em que acompanho este esporte!

Já era uma constatação que poderia ser feita, com o título alemão com 7 rodadas de antecedência, e pelas atuações nas fases anteriores desta edição da UEFA Champions League.
Contudo, nestes dois duelos contra o Barcelona, o próprio Bayer superou as próprias expectativas com relação a si próprio e apresentou um futebol que time nenhum no mundo hoje seria capaz de derrotar.

Não é o momento de falar sobre o Barcelona, sobre a ausência de Messi, sobre uma possível crise no modelo Guardiola de jogar, mas sim de comentar o potencial do time alemão!

Tudo começa por um goleiro fantástico, o melhor do mundo, Neuer demonstrou a frieza necessária e fez o seu papel defendendo todos os chutes a gol do time espanhol. Não que algum deles tenha sido realmente perigoso, mas a segurança com que o arqueiro alemão ia na bola, garantia aos próprios companheiros que o placar do Barcelona não sairia do zero.
Nas laterais, o veterano Lahm e a jovem promessa Alaba, hoje muito mais defensivos, mas com atuações do mais alto nível. Olho nesse Alaba! Esse jovem austríaco, de apenas 19 anos, já é titular absoluto do melhor time do mundo, e ainda tem muito a crescer no futebol!
A zaga, com Dante, Van Buyten, ou Boateng é segura, firme, boa nas jogadas pelo chão, e melhor ainda no cruzamentos pelo alto!
Os volantes são fantásticos: Javi Martínez é incrível na marcação e no desarme e atua com uma sobriedade impressionante. Já Schweinsteiger atuou genialmente. Marca muito, desarma igualmente bem e sai pro jogo, armando com uma ótima visão, e passando com uma precisão cirúrgica!
O meio de campo é fantástico! Ribéry sempre uma opção veloz e qualificada para os contra-ataques! Müller, meio sumido no jogo de hoje, mas mostra oportunismo em todas as suas atuações, marcando muito mais gola do que um meia geralmente marca! E Robben, veloz, drible rápido, visão de jogo e um poder de finalização na perna esquerda que talvez só possa ser comparado à Lionel Messi!
E na frente, o revezamento de Mario Gomez e Mandzukic mostra que o time, além de 11 ótimos jogadores, tem muitas opções para seu treinador! São dois centroavantes clássicos, que seguram bem a bola e sempre finalizam com qualidade as jogadas.

Assim se movimenta essa máquina!

Não bastasse as qualidades individuais do elenco bávaro, o time está muito bem entrosado, os atletas se conhecem, as jogadas são muito bem tramadas, muito bem arranjadas, nem o melhor sistema defensivo é capaz de segurar esse time, as peças se encaixam, e os jogadores dão o sangue pelo time. Independente da posição que cada um ocupe, todos apoiam quando precisam, e principalmente, todos marcam quando o time está sem a bola. É incrível ver um time ganhando por 3 x 0 do poderoso Barcelona, tendo vencido a primeira partida por 4 x 0, e marcando a saída de bola do adversário aos 40 minutos do segundo tempo! Time nenhum no mundo fez ou faria isso! Só o Bayer! Além disso, as opções de criação de jogadas são inúmeras: cruzamentos de Lahm ou Alaba, com Mandzukic hoje, com Van Buyten, ou Dante, ou Boateng, ou Mario Gomez, ou Pìzarro, e principalmente Müller no meio da área para finalizar; com o clássico corte pro meio  e chute com a canhota de Robben; com a velocidade e bom passe de Ribéry; com a excelente visão de jogo e armação de Schweinsteiger; todos eles também tem muita qualidade no passe, podendo deixar os companheiros cara a cara com o goleiro à qualquer momento!

Chelsea e Internazionale de Milão já eliminaram o Barcelona da Liga dos Campeões recentemente, mas jogando sempre na retranca, se defendendo e jogando nos contra-ataques.
O Bayer eliminou o time catalão jogando equilibradamente, atacando agudamente com a bola, e marcando muito bem sem ela.

É incrível, é fantástico, é maravilhoso! O time alemão em momento nenhum correu riscos de sofrer sequer um gol, quanto mais os 5 de que o Barcelona precisava.

Foi mais um show!
Dois jogos que serão lembrados por muito tempo, como aulas de futebol, como sinais do fim de uma era no esporte, ou apenas como dois grandes jogos de um grande time, contra um time que não soube ser grande!

Bayer de Munique e Borussia Dortmund farão a primeira final exclusivamente alemã da Champions.
E pode acreditar que será mais um grande jogo.
E mais um grande espetáculo do Bayer, creio eu!

Aguardemos o dia 25 de maio!


Nenhum comentário:

Postar um comentário