terça-feira, 30 de abril de 2013

Foi um jogaço!


Hoje mais cedo, Real Madrid e Borussia Dortmund fizeram um grande duelo decisivo que, apesar da vitória dos espanhóis por 2 x 0, acabou por classificar o clube alemão à Final da UEFA Champions League, graças à vitória no jogo de ida, 4 x 1.

Foi um jogo com muitos altos e baixos, mas que mostrou muitas qualidades de ambos os lados.

O Real Madrid dominou as iniciativas no início e no fim do jogo. A diferença foi a efetividade nas duas ocasiões: no começo criou chances claras, com Cristiano Ronaldo, Özil e Di Maria, porém ou foram mal finalizadas, ou pararam na boa atuação do goleiro e capitão alemão, Weindenfeler. Depois disso, o Borussia Dortmund conseguiu equilibrar as ações do jogo e acabou amornando o jogo até o fim do primeiro tempo.

Logo no início da segunda etapa, o time do Borussia tomou a iniciativa e conseguiu assustar os merengues, principalmente nas jogadas de Marco Reus e geralmente finalizadas pelo centroavante polonês Lewandowski, inclusive uma delas batendo no travessão do goleiro espanhol Diego López. Mas a melhor chance da equipe alemã caiu logo nos pés do volante turco Gundogan que, sozinho na linha da pequena área e com boa parte da goleira à sua frente, conseguiu chutar em cima do goleiro.
Com a partida aproximando-se do final, o time espanhol melhorou muito em qualidade com a entrada do brasileiro Kaká e do francês Benzema. Foi numa jogada iniciada por Kaká e finalizada por Benzema que o Real abriu o placar, já muito tarde, perto dos 34 da segunda etapa.
E em uma jogada do francês na linha de funda, e cruzada para o centro da área, o zagueiro Sérgio Ramos marcou o segundo gol dos madridistas, cerca de 5 minutos depois do primeiro.
Depois disso o Real Madrid ainda pressionou, tentou algumas jogadas, mas não conseguiu o terceiro gol, que o colocaria na grande final do dia 25.

Destaques do Real Madrid: 
- a entrega de alguns jogadores do time espanhol, que se esforçaram o jogo todo e deram esperança a sua torcida;
- a entrada de Kaká, que deu mobilidade ao meio de campo do Real Madrid, e principalmente de Benzema que com um gol e uma assistência foi o grande nome do jogo;
- Sérgio Ramos: incansável na defesa - embora com violência em vários momentos, segurou muito bem o poderoso ataque alemão;
- e Cristiano Ronaldo,  que sumiu do jogo, justo quando o time mais precisava dele. Apareceu apenas para algumas finalizações, a maioria completamente sem pontaria! (apenas uma na direção do gol). E ainda bateu horrorosamente uma falta no final do primeiro tempo, mandando a bola na arquibancada.

Destaques do Borussia Dortmund:
- o goleiro Weindenfeler, que não teve culpa nos gols espanhóis, e ainda fez defesas fundamentais para a classificação do seu time, principalmente no primeiro tempo, cara a cara com o ídolo português do time da casa;
- os dois zagueiros, que embora permitissem a reação madridista, foram uma barreira às iniciativas: o alemão Hummels e o croata Subotic;
- o ataque muito bem articulado com Marco Reus e principalmente com a entrega e a intensa briga do matador Lewandowski, que merecia o gol pela sua incansável luta contra a defesa espanhola;
- e a coerência da equipe que marcou e armou com a mesma objetividade e determinação. Demonstrou boa estratégia, jogando pelas laterais (carência do Real Madrid) e nos contra-ataques.

O Borussia Dortmund chega com muita força, apesar da derrota, para encarar - muito provavelmente - o também alemã Bayer de Munique! Uma equipe consistente, que consegue ponderar muito bem uma defesa firme e um ataque letal. Muito semelhante à equipe de Munique.
Mas isso é conversa para daqui há alguns dias!

Amanhã tem mais, Barcelona e Bayer de Munique definem o outro finalista, mais por obrigação do que por necessidade, afinal, o time alemão venceu o primeiro duelo por 4 x 0, e possui uma equipe muito mais equilibrada, eficiente e qualificada!
Mesmo jogando fora de casa, acredito que o Bayer vence, 2 x 0 a partida em Camp Nou!

Amanhã vamos conferir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário